Informação sobre gonorreia, causas, sintomas e tratamento da gonorreia, identificando procedimentos para a sua cura ou para sua prevenção.


Infecções do trato urinário

As infecções do trato urinário podem afetar uma ou várias partes do sistema urinário, podendo ocorrer em pacientes de ambos os sexos. Estas infecções são causadas pela presença e pelo crescimento de bactérias no sistema urinário.
Essas bactérias têm mais frequentemente origem no intestino, onde são necessárias para o seu funcionamento normal. As bactérias são introduzidas no sistema urinário pela abertura da uretra. Na mulher, a infecção mais comum envolve a bexiga e é denominada de cistite. No homem, a infecção pode envolver a próstata e, consequentemente, chama-se prostatite. As bactérias podem migrar em direção aos rins e infectá-los.
Os sintomas de uma infecção do trato urinário podem incluir a frequente necessidade urgente de urinar em pequenas quantidades e sensação de queimação dolorosa ao urinar. As infecções do trato urinário devem ser tratadas para se evitar que possam afetar os rins.

O trato urinário

O trato urinário é o sistema de drenagem do corpo que permite a remoção de resíduos e da água extra dos alimentos ingeridos. O trato urinário inclui dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra. Os rins são um par de órgãos em forma de feijão, cada um com o tamanho de um punho e ficam localizados por baixo das costelas, um em cada lado da coluna vertebral, mais para o meio das costas. A cada minuto, os rins de uma pessoa normal filtram cerca de 3 onças de sangue, removendo resíduos e água extra. Os resíduos e água extra compõem 1 a 2 litros de urina que uma pessoa produz a cada dia. A urina viaja para baixo a partir dos rins através de dois tubos estreitos chamados de ureteres. A urina é então armazenada num órgão tipo balão chamado de bexiga e esvaziado através da uretra, um tubo na parte inferior da bexiga.

Quando a bexiga esvazia, o designado músculo do esfíncter relaxa e a urina flui para fora do corpo através da uretra. A abertura da uretra fica no final do pénis nos homens e em frente da vagina nas mulheres.

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL